Engenharia no Rio de Janeiro

No final do século 17 já existiam aulas de engenharia militar na Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão, em alguns casos, de forma precária. No início do século 18, esses primeiros cursos ganharam melhor estrutura.

Em 1792, foi criada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho do Rio de Janeiro. A instituição evoluiu e desmembrou-se em civil e militar, em 1874. O IME e a Poli da UFRJ herdaram sua história.

 

O primeiro prédio onde funcionou a Escola Politécnica do Rio de Janeiro, fundada em 1874, pelo baiano Visconde do Rio Branco, da qual foi diretor de 1875 a 1877. Instalada no atual Largo de São Francisco de Paula, onde hoje está o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

 

 

Projeto do Hotel Barra da Tijuca da empresa baiana Sidney Quintela.

 

Busca Temática

 

Copyright © Guia Geográfico - Cursos e instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro.

 

Maracana

 

Sede Petrobras

 

Arquitetura

 

 

 

Escola Politecnica

 

O edifício sede da Petrobrás no Centro do Rio. Projeto do arquiteto Roberto Gandolfi e equipe, executado pela construtora baiana Odebrecht, de 1969 a 1974. A obra utilizou um grande volume de concreto, seguindo a filosofia da época. Os volumes vazios tornaram-se terraços jardins, com tratamento paisagístico de Burle Marx.

 

Universidades Brasil

 

 

Rio de Janeiro

 

 

Turismo RJ

 

 

 

Engenharia no Rio de Janeiro

 

Arquitetura Rio