Museus do Estado do Rio de Janeiro

Tendo sido a segunda capital do Brasil, depois de Salvador, por quase 200 anos, a Cidade do Rio de Janeiro abriga imenso patrimônio histórico em acervos de seus vários museus. O Estado tem grande vocação artística e cultural, que pode ser conferida em seus museus temáticos.

Em 2 de setembro de 2018, o Museu Nacional, administrado pela UFRJ, foi destruído por incêndio. Foi a maior perda de referências culturais da Nação desde a destruição da Biblioteca Pública da Bahia, no imperdoável Bombardeio de Salvador, de 1912.

 

A Casa de Rui Barbosa, antiga morada do jurista baiano, o Águia de Haia. Ruy Barbosa adquiriu a propriedade em 1893, uma antiga chácara na atual rua São Clemente, e nela morou até 1923, ano de sua morte. Em 1924, o governo adquiriu o prédio e a biblioteca de Ruy. Hoje é a sede da Fundação Casa de Rui Barbosa e desenvolve projetos de pesquisa e educação.

 

Museu Casa Quissamã, instalado em uma antiga sede de fazenda de cana-de-açúcar do século 19, em Quissamã, Região Norte Fluminense.

 

Mapas Rio de Janeiro

 

Museus Paris

 

Copyright © Guia Geográfico - Estado do Rio de Janeiro, Cultura.

 

Museu Imperial em Petrópolis. Prédio construído por D. Pedro II, entre 1845 e 1862, em estilo neoclássico, para sua residência de verão.

 

Casa Rui Barbosa

 

Escultura

 

Museu Niteroi

 

Acima, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), projeto de Oscar Niemeyer. À direita, o Museu de Arte Moderna do Rio, no Parque do Flamengo. Fundado em 1948, foi progressivamente ampliado, incluindo cinemateca, teatro, livraria, restaurante e, é claro, importantes coleções de obras de arte.

 

Museu Imperial

 

Museu Histórico Nacional (MHN), criado em 1922 na cidade do Rio de Janeiro. Ainda nos anos '20, o historiador baiano Pedro Calmon, o conservador do Museu, realizou ampla reforma na instituição e posteriormente criou a cadeira de História da Civilização Brasileira.

 

Embaixo, Museu Nacional de Belas Artes, criado oficialmente em 1937, tem um acervo com mais de 16 mil peças, incluindo obras de arte trazidas por D. João VI de Portugal, em 1808 (foto Pedro Kirilos, Riotur).

 

Museu Rodin

 

Museu Belas Artes

 

Museu Histórico Nacional

 

 

 

Museus Bahia

 

Fazenda Açucar

 

MAM Rio

 

Turismo RJ

 

 

Rio de Janeiro

 

Museus do Estado do Rio de Janeiro

 

Embratur

 

 

 

Divulgação

 

 

 

Riotur

 

 

 

 

 

 

 

Riotur