História do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro foi o palco de muitos eventos que marcaram a História do Brasil. Aqui fundou-se a segunda cidade da América Lusitana, que se tornou a segunda capital, depois de Salvador.
Após a chegada da Família Real, em 1808, o Rio de Janeiro ultrapassou Salvador como a maior cidade do Brasil. Então, por alguns anos, tornou-se uma das mais importantes e prósperas cidades do mundo, como sede do Império Lusitano. Na História do Brasil, o século 19 foi carioca. Terminou com a República, que pôs fim à era romântica do Império.
O século 20, o Rio de Janeiro destacou-se pelo seu charme tropical. Em 1960, a Capital do Brasil foi transferida para Brasília e, nos anos seguintes, São Paulo tomou o lugar do Rio de Janeiro, como a maior cidade do País.
Mais:
• Rio de Janeiro no Século 16 ►
• Rio de Janeiro no Século 17 ►
• Rio de Janeiro no Século 18 ►
Imperador D. Pedro II (1825-1891) (Parte da tela de Delfim da Câmara).
D. Pedro II nasceu no Rio de Janeiro, seu governo foi o mais longo do Brasil (48 anos) e marcou uma era. Permitiu que a transição para a República ocorresse pacificamente.
Estado do Rio de Janeiro
O engenheiro baiano André Rebouças (1838-1898). Nascido em Cachoeira, Recôncavo Baiano, tornou-se uma importante personalidade da construção do Brasil no século 19, quando foi empreendedor de estradas, portos e ferrovias. Em particular, no Rio de Janeiro, Rebouças foi um dos responsáveis pelo plano de abastecimento de água da cidade e pela construção das docas da Alfândega. O Túnel Rebouças recebeu seu nome em homenagem.
André Rebouças, tela de Rodolfo Bernardelli, acervo do Museu Histórico Nacional.
Copyright © Guia Geográfico - Rio de Janeiro |
Museu Imperial em Petrópolis, antigo Palácio Imperial e residência de verão de D. Pedro II. Possui grande acervo relativo à Corte Real.
Rio de Janeiro em 1826. Uma tarde na Praça do Palácio, J.B. Debret.
História do Rio de Janeiro
Divulgação