História do Rio de Janeiro

 

 

 

O Rio de Janeiro foi o palco de muitos eventos que marcaram a História do Brasil. Aqui fundou-se a segunda cidade da América Lusitana, que se tornou a segunda capital, depois de Salvador.

Após a chegada da Família Real, em 1808, o Rio de Janeiro ultrapassou Salvador como a maior cidade do Brasil. Então, por alguns anos, tornou-se uma das mais importantes e prósperas cidades do mundo, como sede do Império Lusitano. Na História do Brasil, o século 19 foi carioca. Terminou com a República, que pôs fim à era romântica do Império.

O século 20, o Rio de Janeiro destacou-se pelo seu charme tropical. Em 1960, a Capital do Brasil foi transferida para Brasília e, nos anos seguintes, São Paulo tomou o lugar do Rio de Janeiro, como a maior cidade do País.

Mais:

Rio de Janeiro no Século 16

Rio de Janeiro no Século 17

Rio de Janeiro no Século 18

Rio de Janeiro no Século 19

Rio de Janeiro no Século 20

 

Imperador D. Pedro II (1825-1891) (Parte da tela de Delfim da Câmara).

D. Pedro II nasceu no Rio de Janeiro, seu governo foi o mais longo do Brasil (48 anos) e marcou uma era. Permitiu que a transição para a República ocorresse pacificamente.

 

Distrito Federal antigo

 

 

Historia Rio de Janeiro

 

Mapa Luis Teixeira

 

O engenheiro baiano André Rebouças (1838-1898). Nascido em Cachoeira, Recôncavo Baiano, tornou-se uma importante personalidade da construção do Brasil no século 19, quando foi empreendedor de estradas, portos e ferrovias. Em particular, no Rio de Janeiro, Rebouças foi um dos responsáveis pelo plano de abastecimento de água da cidade e pela construção das docas da Alfândega. O Túnel Rebouças recebeu seu nome em homenagem.

André Rebouças, tela de Rodolfo Bernardelli, acervo do Museu Histórico Nacional.

 

Museu Imperial Petropolis

 

André Rebouças

 

 

Historia Brasil

 

Copyright © Guia Geográfico - Rio de Janeiro

 

 

Rio 2016

 

Rio de Janeiro

 

D Pedro II

 

 

Museu Imperial em Petrópolis, antigo Palácio Imperial e residência de verão de D. Pedro II. Possui grande acervo relativo à Corte Real.

 

Rio de Janeiro em 1826. Uma tarde na Praça do Palácio, J.B. Debret.

 

 

 

História do Rio de Janeiro

 

Turismo RJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação